Disciplina nos controles financeiros, o segredo para alcançar seus objetivos

Disciplina nos controles financeiros, o segredo para alcançar seus objetivos

É muito comum escutarmos algumas pessoas se queixarem que o dinheiro que recebe não é suficiente para pagar todas as contas do mês, que o dinheiro acaba antes mesmo do final do mês e que não conseguem nem pensar em guardar algum dinheiro para emergências, porque o dinheiro que entra não paga nem as contas do mês.

Mas será que realmente isso é culpa apenas do salário “baixo” que você recebe mensalmente? Você já parou pra pensar que para tudo nessa vida precisamos ter disciplina, se quisermos alcançar nosso objetivo?

Uma das melhores definições da palavra disciplina é: a capacidade de se manter focado nas tarefas necessárias para concretização de um objetivo sem se desviar e sem perder a motivação.

Se eu quero emagrecer 5 quilos, vou ter que ter disciplina, fazer exercícios, diminuir os doces, comer menos, não cair em tentações.

Se eu quero melhorar minha saúde com atividade física terei que ter disciplina em frequentar academias, fazer uma caminhada, uma corrida, ou qualquer outra atividade física que venha me trazer benefícios. Sem esses esforços e disciplina é impossível conseguir resultados.

É aquela história: Quer resultados diferentes? Faça coisas diferentes! Um exemplo que vivenciei de perto foi o seguinte, meu marido sempre falava que não gostava de dinheiro, sempre entrava no cheque especial e não acompanhava os gastos com cartão, até que resolvemos planejar uma viagem e não conseguimos juntar o dinheiro necessário e tivemos que adiar. Depois de um tempo fizemos a viagem, depois meu marido viu que guardar dinheiro é fundamental para conseguir fazer boas viagens e agora ele ficou bem “pão duro” e tudo ele compara com o preço de uma viagem e passou a acompanhar os gastos com cartão. Ele só conseguiu ter disciplina depois que provou do gosto de conquistar um objetivo, só assim ele viu sentido em ser organizado financeiramente 🙂

Nas finanças é a mesma coisa. Se eu não consigo acompanhar quer seja por preguiça, falta de tempo, falta de paciência, os meus ganhos e meus gastos, monitorando sempre o que entra e o que sai no meu fluxo financeiro, será impossível eu criar alternativas para sair do endividamento. Nesse caso a disciplina em manter tudo anotado e acompanhado é primordial.

A maioria das pessoas que conheço que se queixa de falta de dinheiro no final do mês não faz esse tipo de acompanhamento, logo, acabam não sabendo no que gastam e quando menos se espera, o dinheiro está indo embora sem nem saber como.

Os gastos com cartão de crédito, como já falamos em posts anteriores, são os principais vilões. Para quem não tem o hábito de anotar seus gastos e acompanhar da forma correta, quando menos se espera se depara com faturas em valores altíssimos que podem se tornar impagáveis com o passar do tempo.

Realmente não é algo prazeroso ter que anotar todos os gastos do mês, quer seja por cartão de crédito, quer seja por outros meios, como também não é bom deixar de comer coisas que você gosta para conseguir emagrecer, mas a disciplina aqui é fundamental e por mais que a tarefa não seja tão boa de se realizar, você precisa pensar no resultado final, quando você começar a atingir seus objetivos.

Muitas vezes a disciplina e a motivação começam a surgir quando você começa a visualizar os ganhos dessas ações. Como por exemplo na hora de se fazer um regime para emagrecer, quando você percebe que está emagrecendo, você começa a se policiar mais e mais.

Nas finanças também é assim, quando você começa a colher frutos do que planejou, você começará a se motivar ainda mais e ter mais disciplina em seus controles, passando a anotar e controlar todas as entradas e saídas em seus controles financeiros para conseguir bons resultados com isso.

Portanto, se você já baixou aquelas inúmeras planilhas de controles dos gastos mas nunca usou, se você baixou aquele aplicativo de controles financeiros e depois nem olhou, se você se inscreveu naquele curso online de finanças pessoais e deixou de lado, nunca é tarde para retomar e começar a praticar a disciplina, que estará presente não somente em seus controles financeiros, como vimos aqui, mas também em muitas outras áreas de nossa vida.

Aproveite para colocar como meta até o final do ano, organizar sua vida financeira com muita vontade de mudar e ter uma vida mais tranquila e acima de tudo, disciplina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami