Voltamos com tudo para descomplicar a educação financeira de maneira que você possa compreender a importância da aplicação de técnicas e ferramentas que nos ajudem a cuidar melhor do nosso dinheiro. Nesta introdução, damos o pontapé inicial para uma série de artigos que podem mudam a sua visão sobre o seu próprio orçamento e conduzí-lo a um novo patamar financeiro. Vem comigo e vamos aprofundar o nosso estudo:
Educação Financeira
No Brasil, poucos tiveram a oportunidade de ter contato com a educação financeira desde a infância. Logo, é natural encontrarmos pessoas que, invariavelmente, mantém hábitos nocivos à sua saúde financeira, comprando compulsivamente e desconsiderando suas reais necessidades e capacidade orçamentária.
A educação financeira é o caminho que pode conduzir as pessoas ao autoconhecimento necessário para podermos melhorar a nossa relação com o dinheiro e administrar com êxito nossos ganhos, sempre tendo em mente a realização de nossos objetivos e sonhos.
Orçamento familiar
Está ao alcance de todos, com disciplina e perseverança, a capacidade de elaborar um orçamento familiar que lhe permita controlar e avaliar suas finanças, administrar seus gastos e, sobretudo, conseguir investir parte de sua renda para um futuro mais tranquilo.
Tenha em mente que você precisará assumir um compromisso diário consigo, com a finalidade de manter-se sempre atualizado quanto aos seus ganhos e perdas. É necessário criar o hábito de manter sob controle todas as contas a pagar e a receber para que seja conhecido o real “tamanho” do seu orçamento.
Elementos importantes
Vamos falar sobre finanças da maneira mais simples e objetiva possível, com o intuito de apresentar conceitos e ferramentas úteis para a tão necessária reeducação financeira em nossas vidas.
Felizmente, você vai poder acompanhar, aqui com a gente, os principais elementos necessários para evoluir cada vez mais tanto na teoria quanto na prática da Educação Financeira.
“Um bom controle orçamentário doméstico pode fazer toda a diferença na sua vida, uma vez que o capacita a identificar os possíveis sinais de fragilidade na sua saúde financeira e o auxilia a resolvê-los”
Portanto, é necessário aprender a lidar com o dinheiro, adquirindo hábitos de poupança e investimento, para conquistar melhor qualidade de vida e um futuro mais seguro.
Próximos temas
Nos próximos artigos, abordaremos elementos importantes da educação financeira que poderão servir como um bom ponto de partida para o gerenciamento correto de suas finanças pessoais.
Vamos aprender juntos sobre:
- Importância da Educação Financeira
- Orçamento financeiro
- Planejando suas finanças pessoais
- Gerenciando suas dívidas
- Possibilidades de Investimentos
Acompanhe os próximos artigos e vamos juntos compreender a educação financeira de maneira descomplicada.